Altar Virtual do Padre Cícero

Poste aqui seu pedido virtual...
Relate a promessa alcançada...
Conte pra gente a promessa que veio fazer
E deixe seu recado ao Padre Cícero....

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Altar Virtual do Padre Cícero com novo espaço

EXPRESSO DIGITAL

Romeiros fazem preces em altar virtual

Romeiros da Mãe da Dores e do padre Cícero têm agora a opção de fazerem seus pedidos de forma virtual.
"Eu quero pedir ao padre Cícero a cura da minha esposa Maria da Luz, pedir a minha cura, pois vou me operar de catarata em Recife, e quero também agradecer as bênçãos que ele tem me dado, porque o meu filho se curou de câncer. Quero pedir para que Jesus Cristo ajude, para que meu padrinho ore e acabe com a violência nesse Brasil". Os pedidos de José Francisco de Santana, 72, natural de Iguaraçu (PE), fazem parte da grande lista dos que estão registrados no altar virtual do padre Cícero. Cerca de 40 romeiros vão diariamente ao Expresso Digital, um ônibus com oito computadores instalados. Pela Internet, as pessoas fazem seus pedidos à Mãe das Dores e ao "padim Ciço".

O projeto itinerante Expresso Digital, da Organização Não-Governamental (ONG) Instituto de Ecocidadania Juriti, começou na Romaria de Nossa Senhora das Dores (Mãe das Dores), em Juazeiro do Norte, encerrada último dia 15. Desconfiados com a novidade, muitos romeiros pensavam duas vezes antes de entrar no ônibus. "Achavam que era pago e ficaram com medo de entrar, mas terminaram entrando para conhecer e gostaram. Foram logo pedindo ajuda para digitar os seus pedidos ou agradecer pelas graças alcançadas", diz a coordenadora do projeto, Cristina Diogo.

Segundo ela, esse era o desafio: aproximar os romeiros do mundo digital. E conseguiram. Mesmo após a romaria, os que visitam Juazeiro do Norte nesse período vão até o Expresso Digital. "O nosso ponto é estratégico porque fica em frente à Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Capela do Socorro), onde o corpo do padre Cícero está enterrado. Os romeiros chegam, entram no ônibus e, quando vêem a imagem do padre Cícero na tela do computador fazem reverências tirando o chapéu", descreve.

Os romeiros que não dominam a escrita ou desconhecem a informática têm ajuda dos educadores sociais para descrever os pedidos de graças. E eles pedem por saúde, emprego, casa, por casamento ou apenas agradecem porque estão em Juazeiro do Norte, terra do padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores. "Vim agradecer pela graça alcançada e pela boa viagem que fizemos e que em 2009 eu possa voltar a Juazeiro do Norte com saúde". Foi o que deixou escrito, no altar virtual, José Wilson Passarinho, 58, natural da localidade Barra de Santo Antônio, em Alagoas. As crianças também fazem os seus pedidos: "Peço pela minha família, pelo meu estudo e pela minha casa", digita Vanessa Monteiro da Silva, 9, também de Alagoas.

SERVIÇO

Mais informações sobre o altar virtual do padre Cícero pelo telefone: (88)3571 1580

Os registros do romeiro na Internet se transformarão em uma revista eletrônica que será lançada em novembro na Romaria dos Finados. O acesso às informações do Altar Virtual do Padre Cícero pode ser feito pelo site www.juriti.org.br/wiki


SAIBA MAIS

O Expresso Digital é uma ação do Instituto de Ecocidadania Juriti em parceria com o Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. A proposta de pedagogia itinerante foi selecionada pelo Oi Futuro em 2007 para promover a cidadania em Juazeiro do Norte, município onde 29,3 mil moradores têm menos de um ano de estudo.

O projeto Expresso Digital, que tem o propósito de visitar 24 bairros do município, já está presente em 12 comunidades desde o seu lançamento. O altar virtual foi lançado na Romaria da Mãe das Dores, dia 15 de setembro, é uma das três maiores de Juazeiro do Norte. As outras duas são: a de Finados, dia 2 de novembro, e a de Nossa Senhora das Candeias, dia 2 de fevereiro.

FONTE: ONG Juriti e assessoria de imprensa da Oi

Nenhum comentário:

Postar um comentário